segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SEMANA GRENAL EM SANTA MARIA

Esta semana que se inicia, será da realização dos dois GRENAIS da Copa FGF aqui na nossa cidade, no estádio Presidente Vargas, casa do nosso Inter SM.
O primeiro dia 12, domingo, 15h00 e, o outro dia 14, terça-feira, as 20h00. Ingressos a preço de R$ 10,00 na geral e R$ 15,00 no pavilhão B.
A dupla chega à cidade sábado, véspera do jogo e ambas as delegações ficarão hospedadas na cidade até o dia do segundo clássico. O Grêmio vai ficar no Park Hotel Morotin e o Inter, no Hotel Itaimbé.
Com os times B da dupla participando deste jogo, fica a expectativa com relação a resposta das torcidas aos jogos.
Fora a mídia local, que esta sem assunto de campo com os times profissionais da cidade parados, esses dois clássicos devem passar despercebidos, longe das divisas da Boca do Monte.
Aqui é que o evento pode ter certa dimensão, como foi com o Campeonato Brasileiro sub 20, no ano passado, quando na ocasião, a torcida do Grêmio deu show nas arquibancadas do estádio Presidente Vargas.


COMO OS GRENAIS DA COPA FGF VIERAM PARA SM

Lá pelo final de julho, o presidente do Inter SM, Marineu Ziani e o então vice Paulo Brandt, fizeram uma visita ao presidente da FGF Francisco Noveletto, na sede da entidade maior do futebol dos pampas, em Porto Alegre.
A intenção da agenda era pedir um apoio, ou até uma ajuda financeira para o Inter SM. O momento era conturbado, de entre safra no futebol e época em que muitas ações estavam pipocando na justiça contra o clube e se tinha um temor de eventuais bloqueios judiciais da cota de TV do Inter, junto à Federação Gaúcha.

chegando lá, na porta da sala da presidência da FGF, ainda em pé, Marineu disparou:
- Me ajuda presidente.

A resposta, veio de bate-pronto:
- Marineu, quer dois Grenais em SM? Respondeu Francisco Noveletto, oferecendo a oportunidade da cidade, através do Inter SM, de sediar os dois clássicos Grenal da copa FGF.

Marineu vendo a oportunidade de receita para o colorado aceitou na hora promover os dois jogos em Santa Maria. De Porto Alegre mesmo, contatou o prefeito Cesar Schirmer que se mostrou entusiasmado com a possibilidade. Depois que Grêmio e Inter aceitaram jogar aqui, a Federação confirmou os dois jogos para SM.


SEM AJUDA FINANCEIRA DA PREFEITURA

A exigência de Grêmio e Inter para trazerem seus times reservas para disputar os Grenais da copa FGF em SM foi o pagamento das despesas de sua estada na cidade, alimentação, hospedagem e afins. O deslocamento de POA pra SM a cargo da própria dupla Grenal.
O custo para bancar os dois jogos, estimado pelo Inter SM, gira em torno de 30 mil reais. O problema é que Marineu contava com o apoio da Prefeitura Municipal para arcar, se não toda, com boa parte desta despesa. Aquele argumento de que é bom pra cidade, trás visibilidade e tudo o mais.
Só que, a prefeitura negou qualquer tipo de ajuda financeira pára a realização do clássico na Baixada. Nem aqueles leitos nos hotéis que a prefeitura tinha em outrora foram viabilizados. A alegação é que não está no orçamento, não a verba destinada para esse fim, enfim...
O próprio titular atual da Secretaria de Esportes, Eroni Paniz Filho tirou férias, agora, as vésperas de o evento acontecer.
O prefeito Cesar Schirmer, depois de muita insistência de Marineu Ziani, se comprometeu, no máximo, em ajudar a prospectar algum patrocínio para os jogos, junto a alguma empresa local. Mas verba da prefeitura não têm. E o tempo vai passando e o dia dos jogos chegando...
Assim, o Inter SM é que vai correr o risco. Se der público o colorado ganha. Se der zebra...


INTER SM X PREFEITURA

No Brasil, país do futebol, é comum o esporte das multidões caminhar de mãos dadas com o carnaval e com a política.
Todo mundo sabe que o presidente do Internacional de Santa Maria, Marineu Ziani tem laços políticos estreitos com o atual Prefeito Municipal, Cesar Augusto Schirmer.
Marineu ocupa cargo de confiança na Secretaria de Esportes do Município. Dá expediente todas as manhãs, no centro desportivo municipal, o CDM (ou Farrezão).
O presidente colorado consulta o prefeito, vez que outra, em questões relacionadas ao Inter SM, por exemplo, como já fez em épocas de eleição no clube.
A distância que a atual gestão colorada mantêm do grupo de Paulo Pimenta, deputado federal pelo PT, tem parte explicada pela influência política do prefeito junto à Marineu.
Porém, a relação Executivo Municipal x Inter SM esta em crise.
Primeiro, porque no inicio deste ano, depois de um processo tumultuado em sua tramitação, a prefeitura retirou da Câmara de Vereadores o projeto que destinava recursos financeiros para Inter SM e Riograndense. Em meio ao Gaúchão, foi um baque nas contas do colorado que contava com o dinheiro, segundo Marineu, prometido por Schirmer quando ele se elegeu presidente colorado, no fim de 2009.
A prefeitura vinha mesmo ajudando os clubes, pelo menos nos últimos cinco anos.
Agora, com a negativa de dinheiro para os jogos da copa FGF em Santa Maria, vem o segundo baque.
Depois de receber inúmeros “não” junto as mais diferentes esferas da prefeitura, Marineu desistiu.
Diz que vai bancar os eventuais prejuízos dos jogos, se estes acontecerem e ameaça inclusive, pedir demissão do seu cargo junto ao executivo municipal.
E mais, o ex vice presidente Paulo Brandt foi à imprensa nesta segunda disparar contra a prefeitura. Disse Brandt que, se no final do ano a prefeitura quiser utilizar novamente a Baixada Melancólica para sediar jogos do Brasileirão sub 20, desta vez vai ter que pagar pelo uso do estádio.
Os dirigentes colorados não escondem de ninguém a decepção com a falta de apoio da prefeitura.
Para a saúde financeira do Inter SM, é bom que dê tudo certo nestes dois “clássicos”.
Se não der... é mais um abacaxi para ser descascado no PV.

2 comentários:

  1. Prezado Alexandre: Considero uma insensatez do presidente Marineu a promoção desses grenais chinfrins aqui em Santa Maria. Não seria mesmo coerente, de parte da Prefeitura,acenar com apoio financeiro, uma vez que, meses atrás, foi negado à dupla RIO-NAL, que representa, verdadeira e legitimamente, o futebol profissional de Santa Maria.Seria como negar pão aos pobres e patrocinar um banquete aos ricos.Para um clube que vive às voltas com dívidas mais diversas, desde trabalhistas até luz, telefone, etc, me parece algo destoante, fora de propósito. Sou daqueles desportistas que primam pelo apoio às coisas da terra, nossos clubes, nossa gente. Sem xenofobia, mas com os pés no chão. O presidente Marineu deve concentrar suas energias e esquentar seus neurônios buscando avidamente condições para que o nosso Interzinho(com carinho e não menosprezo)represente dignamente nosso futebol na primeira divisão do já desprestigiado campeonato gaúcho. O que, cá prá nós, já é uma tarefa gigantesca. Afora isso, será energia e dinheiro desperdiçados com quem está pouco ligando para a realidade de nosso futebol do interior. Vamos levantar a bandeira de nossos clubes, orgulhosamente INTERNACIONAL e RIOGRANDENSE.Releve meu discurso,mas não tive como diminui-lo. Um abraço e continuem a mil no Bom Dia Cidade.

    ResponderExcluir
  2. O INTER SM NÃO DEVE LIBERAR ESTADIO PARA SUB 20 POR MENOS DE 100 MIL ,PARA QUE LIBERAR PARA A PREFEITURA FAZER POLITICA QUE NEM O ULTIMO ANO .

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.