domingo, 18 de abril de 2010

CONSELHO COLORADO AVALIA PROPOSTAS DE MUDANÇA NO ESTATUTO

Na reunião do conselho deliberativo do Internacional de Santa Maria, que acontecerá nesta segunda-feira, 19 de abril, os membros do corpo consultivo irão analisar uma importante proposta de alteração no estatuto do clube que será apresentada pelo atual presidente Marineu Ziani. O principal intento da proposição, que será discutida pelo concilium colorado é de aumentar o mandato do presidente eleito, de um para dois anos e alterar as datas de inicio e término do período presidencial.

As alterações no estatuto já foram elaboradas e pré-encaminhadas para analise de alguns conselheiros colorados. No que diz respeito a sugestão de passar para dois anos o mandato, a mudança seria no artigo 56º que, segundo o novo texto ficaria da seguinte forma(as partes grifadas são as alteradas pela nova proposta):

Art. 43º - As eleições se realizarão, bianualmente, na primeira quinzena de junho (antes era outubro) para o Conselho Deliberativo e no mês de julho para a Diretoria e Conselho Fiscal;
Art. 55º - Os Estatutos do Clube só poderão ser reformados no todo ou em parte, por Assembléia Geral, especialmente convocada para esse fim, com a presença da maioria dos associados – quites com a tesouraria -, sendo que a reforma deverá contar com voto da maioria absoluta dos presentes;
Art. 56º - Para fins de eleições da Diretoria Executiva, fica estabelecido que o mandato em vigência passa a ser de dois anos, considerando as alterações do art. 31º e 43º deste estatuto.
Art. 56º - O presente Estatuto entra em vigor na data sua aprovação e revoga totalmente as disposições dos anteriores, registradas ou não, no Cartório de Títulos e Documentos desta cidade de Santa Maria/RS.

Outras mudanças também serão apresentadas pela atual diretoria, mas nenhuma tem o impacto desta que, dobra o período de permanência do presidente do Inter SM no cargo.

A proposta de aumentar para dois anos o mandato presidencial tem como objetivo dar mais tempo para a direção implantar seus projetos para o clube. A avaliação dos atuais mandatários é de que o período presidencial é curto e não possibilita tempo suficiente para desenvolver e planejar ações, com um mínimo de continuidade.

Alguns conselheiros influentes farão uma contra proposta ao presidente Marineu Ziani. Eles aprovam as alterações e o aumento do período do mandato para dois anos, mas, com a condição de que o conselho venha a ter autonomia de antecipar as eleições, caso a administração em curso seja temerária (entenda-se uma prerrogativa para promover o impeachment do presidente). Alteraria o estatuto neste item que, hoje, determina que somente o presidente pode antecipar as eleições no clube.

Outro grupo de conselheiros acha que a proposta não tem justificativa, e não deve ser aprovada, uma vez que, o presidente pode pleitear a reeleição no cargo. Assim, se a sua administração for boa, ele pode ser reconduzido à presidência por mais um ano.

A reunião será de apreciação das propostas mas, somente uma assembléia geral, composta de conselheiros e sócios contribuintes poderá aprovar as eventuais mudanças no estatuto.
Discussão interessante que promete ser acalorada nas tribunas do conselho deliberativo do Internacional de Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.