O presidente do Internacional de Santa Maria, Marineu Ziani, tem preenchido boa parte do seu tempo com inúmeras reuniões e tratativas a respeito do futebol do clube. Trabalho intenso para, quanto mais breve possível, definir a estrutura do departamento de futebol e iniciar a montagem do elenco de jogadores para 2011. Porém, toda esta dedicação ainda não rendeu frutos ao reeleito presidente colorado, que construiu nos últimos dias, várias alternativas para definir estas questões, mas ao que tudo indica nenhuma satisfatória para já ter sido escolhida e anunciada.
Na última semana, contatos ao vivo com Francisco Novelleto (presidente da FGF, com quem Marineu tem se aconselhado muito ultimamente), Chiquinho (o veterano Francisco Netto), Sidinei Pereira Henrique, Sérgio Savian, Tiago Nunes, Alê Menezes...
Fora os contatos permanentes com Paulo Brandt e Luis Carlos Iop Druziam e mais,
por telefone, conversas com inúmeros treinadores e outras dezenas de jogadores.
De tudo isso, não saiu nada de concreto. Nada de definitivo. Nem 50%, 65%, 85%, ou muito menos 95%. Foram muitas sondagens, outros oferecimentos, poucas negociações e nenhuma confirmação para o futebol colorado.
Agora, de todas estas reuniões e conversas que ocorreram para tratar do assunto Inter SM, destaco duas:
A primeira na noite da quinta-feira, quando Marineu Ziani e Luis Carlos Druzian foram de encontro a Sergio Savian e Vilmar Tâmbara. Estes quatro, pelo menos, estavam no encontro com certeza.
Isto, até onde a Rádio Santamariense pôde apurar, porque todos estes negaram, esconderam e até tentaram ludibriar a equipe esportiva da emissora, quanto á realização de tal reunião.
Por quê? Não faço a mínima idéia.
O encontro não vazou para a imprensa, mas, eles estiveram reunidos.
E justamente no mistério do encontro que se desperta a curiosidade.
A idéia passa por montar o Dept. de futebol com Vilmar Tâmbara participando (de repente como o vice de futebol, aproximando parte da oposição da atual direção...) junto de Sérgio Savian, este como técnico colorado.
Savian técnico? Sim, Savian nem senta para falar na possibilidade de exercer outra função que não a de treinador.
Nesta conjuntura, poderia fazer parte do comando do futebol Paulo Brandt, o próprio Druziam, desempenhando um cargo mais efetivo na diretoria de futebol, enfim, mais uma das alternativas abertas no vasto leque de Marineu.
Nada disso confirmado por eles, mas constatado por nós.
Ainda na noite de quinta-feira, chegou a circular um forte boato nos bastidores de que Marineu anunciaria o departamento de futebol, com os nomes do vice de futebol e do técnico. Isso, depois deste misterioso encontro.
Vilmar e Savian?
Na segunda reunião, também foi o seu caráter sigiloso que chamou a atenção.
Nesta sexta-feira, Marineu Ziani teve encontro com o Prefeito Municipal de Santa Maria, Cesar Augusto Schirmer.
A reunião também não foi divulgada.
Mas, certamente, o presidente apresentou ao chefe do executivo a situação financeira dificílima na qual o Inter SM se encontra e discutiu como o prefeito pode ajudar o clube.
E o apoio aquele financeiro que a prefeitura vetou aos clubes, este ano?
E a negativa de apoio para os Grenais da Copinha? E a possibilidade de deixar o Inter SM para a corrente petista do conselho colorado? E a eventual influência disto numa disputa eleitoral para prefeitura em 2012?
Será que tudo isso é discutido internamente, no âmbito colorado??? E discutido com o prefeito?? Será?
Pois é, tem coisas que fogem do alcance da nossa vã filosofia.
Mas tem mais, a coisa não para por aqui.
Ainda neste feriado prolongado, ou no máximo até o final de semana que vem, Marineu espera a confirmação do seu pedido para ter um contato direto e ao vivo com o deputado federal Paulo Pimenta.
A possibilidade de seu apoio ainda é sonho de consumo no Presidente Vargas.
Esta é outra das tantas alternativas que Marineu tenta construir e que claro, gera mais expectativa e dúvidas do caminho que será seguido.
Estaria faltando convicção para escolher o perfil do Departamento de Futebol ou Marineu ainda espera a melhor alternativa?
Como diz o titulo deste post, são muitas reuniões, poucas definições e outras tantas especulações.
E enquanto a definição não vem, é a especulação mesmo que passeia graciosamente pelo gramado da Baixada Melancólica.
E nós, especulemos, especulemos...
Alguns pontos despertam de todo este raciocínio, exposto acima:
GERENTE DE FUTEBOL
A idéia de ter um gerente de futebol de um nível razoável (não aqueles tipo “pica fumo”, que servem apenas para marcar hotel e restaurante nas viagens do time), surgiu no pensamento da direção colorada diante da possibilidade de assim sendo, o Inter contratando o tal mananger, que Paulo Brandt ficasse no cargo de vice de futebol.
Com um gerente gabaritado, Brandt poderia conciliar os seus afazeres pessoais e profissionais com o dia a dia do clube.
Se Brandt não continuar como vice de futebol, pode ser que nem se contrate um gerente de futebol para o Inter SM.
FRANCISCO NETTO
Chiquinho Netto circulou nos últimos dias pela grande Porto Alegre, principalmente, em alguns jogos da copinha, em que vários técnicos parados e jogadores inativos vão e se encontram para falar do mercado gaúcho da bola.
Chiquinho proclamou aos quatro ventos que estava contratando e dispensando pelo Inter SM.
Virou chacota na capital e até mesmo aqui, no meio esportivo local, a possibilidade de Francisco Netto voltar ao Presidente Vargas.
Chico Netto seria indicação de Noveletto, o capo da FGF e, amigo e conselheiro futebolístico de Marineu.
Apoiadores do presidente colorado vetaram o nome de Chiquinho.
Mas, fora o contato que Chiquinho fez com vários jogadores em nome do Inter SM, ele chegou a se reunir com Tiago Nunes em POA, digamos que para entrevistar o novato treinador.
Foi em nome do Inter SM? Com aval de Marineu? Pode ser que sim.
No momento, parece que Francisco Netto, o Chiquinho, é carta fora do baralho.
De momento, porque o nome dele vai pro "banho-maria".
TIAGO NUNES
Tiago Nunes está descartado para treinar o Inter SM em 2011.
A avaliação que se faz é de falta de experiência.
Como ele não quer ser gerente de futebol, pois também trabalha (e esta correto nisso) para decolar na sua carreira de treinador, Tiago deve ficar longe do PV em 2011.
Fora isso, a insistência dele em se colocar a disposição do presidente Marineu Ziani para ser o técnico do time, incomodou a direção colorada.
Também, o constante contato e o seu fornecimento de informações para parte da imprensa local, não agradaram aos cartolas colorados (inclusive por algumas manifestações de Tiago, falando como possível futuro treinador do time, planejando o trabalho e etc).
Comenta-se na Baixada que Tiago Nunes estaria se oferecendo de forma afoita ao mercado local da bola, tanto para o Inter SM, como para o rival Riograndense, onde ele próprio teria enviado seu currículo.
Mas, Tiago esteve reunido com Chico Netto em POA, falando do Inter SM.
Será que com o aval de Marineu? Quem sabe?
SÉRGIO SAVIAN
Sérgio Savian depois que se aposentou (e eu já postei isto no blog, logo da sua aposentadoria como professor) só discute a possibilidade de voltar a comandar um time de futebol profissional, se for da casamata. Como técnico do time.
Gerente de futebol, vice de futebol, assessor...nada disso.
Por tanto, Savian e Tiago Nunes, Savian e Bagé, são improváveis conjecturas sendo feitas.
O professor Sergio Savian construiu nos últimos meses, uma relação boa com a atual direção. No período eleitoral do clube, recentemente, ele se manteve distante das polêmicas criadas pela oposição. Foi ao jantar de apoiadores de Marineu no restaurante Canttone, antes da eleição no Inter SM, e mais que tudo isso, ajudou Bagé a manter o time na Série A, auxiliando o técnico de forma discreta e quase anônima.
Assim, ganhou a confiança de Paulo Brandt e por conseqüência do próprio Marineu Ziani.
Savian ainda conta com o forte e irrestrito apoio de Vilmar Tambara, de quem é muito amigo. Tambara poderia auxiliar na montagem do grupo, caso Savian estivesse envolvido de alguma forma com esse processo de montagem de elenco para 2011.
Sérgio Savian quer a sua vez na casamata do PV.
E por enquanto, era isso.
UM ESPAÇO PARA O FUTEBOL DE SANTA MARIA! O coordenador da equipe de esportes da Rádio Santamariense, Alexandre de Grandi atualiza, diariamente, as informações do esporte da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Alexandre é diretor da Rádio Santamariense e coordenador da equipe de esportes da emissora, desde 2006. Você é convidado a participar deste espaço, um forúm para discutirmos o mundo da bola! NOVIDADE NO BLOG: ALGUMAS MATÉRIAS COM AÚDIO.

Lendo o jornal A RAZAO de hoje( 11 de outubro), pagina 11, mais uma vez o Estadio do Inter SM, foi emprestado para dispita de futebol amador. O PRESIDENTE do clube nao pode sair por ai permitindo jogos, pois quando chegar o inicio do gauchao, nosso gramado vai estar como era antigamente, ou seja, mais terra que grama.
ResponderExcluirNao sou contra o futebol amador, mas estes jogos tem que serem realizados em seus proprios campos.
Dai pode-se deduzir que o atual presidente esta tratando as coisas do INTER SM com amadorismo, como fez com o Botafogo de Fagundes Varela, vendendo rifas e deu no que deu.
Olá, sabe que o Savian é uma boa! Abraços!
ResponderExcluirGerson Flores
ao meu ver o nome de chiquinho seria uma boa opção para o nosso coloradinho...afinal ele tem influencia com o noveletto que é quem comanda o futebol no sul!basta apenas a direção impor um limite de contrataçoes a ele e formar um grupo de jogadores baseado nas escolhas que forem de comum acordo.de toda a diretoria e não somente dele.vamo vamo inter!!!!
ResponderExcluir